Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > WORKSHOP SOBRE PCA E PGC
Início do conteúdo da página

WORKSHOP SOBRE PCA E PGC

01 2Brasília (DF) - No dia 22 de março, a Secretaria de Economia e Finanças promoveu, no Auditório Gen Div Fernando Lavaquial Biosca, o Workshop sobre Plano de Contratações Anual (PCA) e Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC).

  • Publicado: Sexta, 25 Março 2022 11:58
  • Última Atualização: Segunda, 28 Março 2022 13:30

 A abertura do evento, que contou com a presença de militares do QGEx e da Guarnição de Brasília, bem como transmissão on-line para militares dos Centros de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (CGCFEx) e militares do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), foi realizada pelo General de Brigada Adelson Robbi, Diretor de Gestão Orçamentária.

O workshop teve como objetivos destacar os reflexos do PCA e do PGC no âmbito do Comando do Exército; apresentar as possibilidades e limitações do Plano e do Sistema para elaboração dos planejamentos orçamentários dos Órgãos de Direção/Unidades Gestoras Responsáveis; e orientar as Unidades Gestoras do Exército para elaboração do PCA no PGC.

As palestras foram ministradas pelo Coronel Marcelo Luiz Almeida de Jesus, Chefe da Assessoria Técnico-Normativa da Secretaria de Economia e Finanças (Asse 2/SEF), pelo Coronel Rafael Alves De Souza, Ordenador de Despesa e pelo Tenente-Coronel Felipe Junges Villa.

Após as palestras realizadas, ocorreu um debate para dúvidas e perguntas sobre os temas apresentados.

O PGC é uma ferramenta eletrônica que consolida todas as contratações que órgão ou entidade pretende realizar no exercício subsequente, acompanhadas dos respectivos estudos preliminares e gerenciamento de riscos. A ferramenta permite a elaboração do PCA por meio de módulos de preenchimento simplificado, estruturando as informações relativas ao planejamento das contratações públicas dos órgãos ou entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.

Com a elaboração dos PCA, as Unidades Gestoras Executoras (UGE) do Comando do Exército aperfeiçoarão a governança e a gestão de suas contratações, possibilitando a maximização dos resultados institucionais e o uso racional dos recursos públicos. Além disso, os PCA possibilitarão a articulação do planejamento das a proposta orçamentária; a aderência das contratações com o planejamento estratégico da organização; bem como o uso estratégico das compras públicas, entre outros.

 

02030406 07091113





 

registrado em:
Fim do conteúdo da página